As Síndromes Mais Estranhas

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

As Síndromes Mais Estranhas


 

capa do episódio 05 - as síndromes mais estranhas

Frase do episódio

“O Inferno está vazio e todos os demônios estão aqui.” - Willian Shakespare

 

 Síndromes. Algumas delas são bem curiosas e bizarras se você parar pra pensar.

A síndrome da cabeça explosiva: Essa síndrome pra mim é bem estranha e bizarra e com um nome que faz jus a ela. Ela faz com as pessoas que possui tal síndrome, quando estão chegando ao sono profundo, ela ouve estalos dentro de sua cabeça, um som de uma bomba explodindo, um choque ou um ruído muito forte. Esse som não traz nenhum dano a pessoa, mas deve ser bem estranho você estar dormindo e do nada o som de uma explosão, estranho! Os médicos ainda não sabem o que causa essa síndrome, assim sendo ela não tem cura nem tratamento.


Síndrome de Alice no País das Maravilhas: O nome dessa síndrome vem do conto da Alice no país das maravilhas, onde esse conto tem uma outra versão bem estranha sobre manicômio, talvez eu traga ela na próxima segunda com a versão macabra de histórias infantis. Mas voltando pra síndrome, ela faz com que a pessoa tenha uma desorientação e ilusões de ótica distorcendo a distância e o tamanho das coisas. Igual na pílula da Alice que ela toma pra aumentar ou diminuir seu tamanho, não lembro se é pílula, mas enfim… Tal síndrome é comum na infância e na adolescência, e não são perigosas e elas somem com o tempo.


A Síndrome da mão alheia: é uma doença neurológica rara, ela provoca movimentos na mão da pessoa onde ela não pode controlar. Quem sofre com tal síndrome pode pegar ou movimentar objetos inconscientemente. Não há cura até o momento para a síndrome da mão alheia.

Eu acho essa síndrome bizarra e assustadora também, tem uma mulher chamada, Karen Byrne, e ela sofreu por 18 anos com a síndrome após passar por uma cirurgia para tratar epilepsia que dividiu seus hemisférios cerebrais. Numa entrevista ela contou. “Eu acendia um cigarro, colocava-o no cinzeiro e então minha mão esquerda jogava-o fora. Ela tirava coisas da minha bolsa sem que eu percebesse. Perdi muitas coisas até que eu percebesse o que estava acontecendo.” Em alguns casos, a mão esquerda dela chegava a estapeá-la, sem controle. Ela conta que seu rosto chegava a ficar inchado com tantos golpes. Os médicos, depois de 18 anos, os médicos encontraram um medicamento que fizesse efeito em seu organismo e a mão voltou ao normal.

Imagina, ter uma mão brigando com você, eu pior ela é sua mão. Cabuloso isso!


Síndrome de Cotard: quem possui a síndrome acredita que elas estão mortas. Mas há algumas pessoas com tal síndrome que acredita serem imortais, A esquizofrênica pode tem relação com alguns casos da síndrome de cotard. Seu tratamento é com remédios e em alguns casos inclui hemodiálise.

Um soldado deu uma entrevista a BBC, ele relatou. “Foi um período de absoluta escuridão. Eu acreditava que tinha morrido.” Recuperando-se de um sério acidente de moto, Warren McKinlay começou a pensar que não existia mais, que estava morto. Então, o soldado britânico parou de comer porque achava que não precisava mais. Ele contou que. “Terapeutas podiam até tentar falar comigo, mas eu dizia: por que tentar melhorar se eu estou morto?”

Imagina que estranho deve ter passado por isso, você está convencido de que está morto e as pessoas em sua volta começa a dizer que não que você está e que está bem. Ele disse ainda na entrevista que por mais que os médicos falassem para ele comer, menos vontade ele tinha, pois achava que os médicos estavam enganando ele. Deve ser uma sensação bem estranha ter essa síndrome, não é?


Síndrome do Homem Lobo: Ela é conhecida também como hipertricose. Existem 2 tipos da síndrome, uma que é generalizada, que faz crescer cabelo por todo o corpo e a localizada, que cresce cabelo em algumas partes do corpo. Um caso que chamou a atenção foi de uma menina aqui no Brasil, ela mora em Goiás. Ela tinha 3 anos de idade quando passou por cirurgia para remover os pelos em excesso pelo corpo. Ela disse que está muito satisfeita e que só tem a agradecer.

Há outros relatos também, onde os casos são mais agressivos, se esse é o termo correto. Onde pelos crescem por todo o rosto, dando um aspecto de lobo, ou até mesmo lobisomem.

Eu imagino, uma criança nesse mundo tóxico indo a escola com essa síndrome, deve ser horrível. Já que ela vai sofrer muito bullying.



Síndrome de Parry-Romberg: ela faz com que os tecidos moles da metade do rosto comece a se contrair, deixando assim uma aparência assimétrica, tipo o lado direito do rosto bem diferente do lado esquerdo. Eu a coloquei aqui, pelo fato de você a cada dia, parte de seu rosto começa a se contrair e você e nem os médicos sabem o porque, e você não pode fazer nada, imagina como deve ser a sensação disso. Ainda não há cura para a síndrome, mas pode realizar tratamentos para melhorar a estética do rosto, com enxertos, silicone e até mesmo próteses de acrílico dependendo do grau da síndrome.

Ver o rosto se contraindo assim do nada deve ser muito agoniante. O que se pode fazer é pequenas cirurgias para melhorar a estética, mas ver parte de se rosto se contraindo e não poder fazer nada é muito bizarro.


Síndrome de Estocolmo: é um estado PSICOLÓGICO em que a pessoa submetida a intimidação, medo, tensão e até mesmo agressões, passa a ter empatia e sentimento de AMOR e amizade por seu AGRESSOR. Foi o que algumas pessoas alegaram que a Natascha teve, depois de conseguir fugir do cativeiro, que o Voz Do Além falou na última sexta feira, no episódio 4 se eu não me engano.

Mas o caso mais famoso e mais característico do quadro da doença é o de Patty Hearst, que desenvolveu a síndrome em 1974, após ser sequestrada durante um assalto a banco realizado pelo grupo de extrema-esquerda (o Exército Simbionês de Libertação). Depois de libertada do cativeiro, Patty juntou-se aos seus raptores, indo viver com eles e sendo cúmplice em assaltos a bancos.



Síndrome do ninho vazio: A síndrome do ninho vazio é uma sensação psicológica de pesar e solidão que os pais sentem quando os filhos saem de casa pela primeira vez, seja para morar sozinhos ou ir à faculdade. Apesar da sintomatologia, não é considerada uma condição clínica.

Os sintomas da síndrome do ninho vazio podem incluir depressão, crise existencial, rejeição social, preocupação extrema, estresse e ansiedade acerca do bem-estar do filho. Os pais que passam pela síndrome questionam frequentemente se educaram adequadamente seus filhos para que vivessem de forma independente.

Enquanto alguns pais passam por essa síndrome outros comemoram a saída do filho, pois para eles, é algo que mostra o quanto o filho cresceu e que ele tem tudo para ser independente.

Creio eu que para quem passa por essa síndrome são aqueles pais super protetores, o que pode não ser tão saudável para eles, pois assim eles não se desenvolvem e ficam dependentes dos pais ou de outras pessoas, que pode ser bem ruim. Claro que não psicólogo, é só a minha modesta opinião.


Síndrome de Fregoli: é um raro distúrbio em que o paciente detém um delírio de que diferentes pessoas são de fato uma única pessoa e que ela muda de aparência ou está disfarçada. A síndrome pode estar relacionada a uma lesão cerebral e muitas vezes possui sintomas de natureza paranoica, com a pessoa delirante acreditando ser perseguida pela pessoa que acredita estar disfarçada.

Cara bem estranho essa síndrome, pois eu falando por minha experiência, já passei por algo parecido com isso, é bem bizarro e um pouco assustador, vou falar da síndrome que eu já tive logo em seguida.

As drogas antipsicóticas são as pioneiras no tratamento deste delírio. Tais drogas, são os antipsicóticos se caracterizam por sua ação psicotrópica, com efeitos sedativos e psicomotores, elas são indicadas preferencialmente usados no tratamento sintomático das psicoses, principalmente a esquizofrenia, também são utilizados como anestésicos e em outros distúrbios psíquicos.


A síndrome que eu já tive a um tempo atrás, nem sei se é síndrome mesmo. Então… eu acabei esquecendo o nome dela, esse fato aconteceu há muitos anos, foi por volta de 2010 ou 2011. Então eu lembro que postei num fórum da deep Web que eu participava na época e eles falaram que existia e deram o nome, eu anotei em algum lugar e acabei perdendo.

Mas a síndrome era assim, nessa época eu imaginava que era a única pessoa que existia no mundo e o resto tudo eram pessoas disfarçadas ou que era criado pela minha imaginação, ou algo assim, não lembro muito bem, eu fiquei muito tempo nessa paranoia, mas ela acabou sumindo com o tempo.


A Síndrome de Capgras: é um raro transtorno no qual uma pessoa sofre de uma crença ilusória de que um conhecido, normalmente um cônjuge ou outro membro familiar próximo, foi substituído por um impostor idêntico. A síndrome de Capgras é classificada numa categoria de crenças ilusórias envolvendo erros de identificação a respeito de pessoas, lugares ou objetos. Pode ocorrer de forma aguda, passageira ou grave.

A ilusão é mais comum em pacientes com diagnóstico de esquizofrenia, embora possa ocorrer em variadas condições, como dano cerebral e demência.

Seu nome faz referência a Joseph Capgras, psiquiatra francês. Que usaram o termo a ilusão dos sósias ao descrever o caso de uma francesa que reclamava de que vários sósias tomaram o lugar de seus conhecidos.


 

0 comentários :

Postar um comentário